Nota de Leitura – “José Manuel Sarmento de Beires. Entre a Memória e o Esquecimento”
Um notável seareiro, Sarmento de Beires, a sua vida e a sua obra, são o objeto de uma tese de doutoramento do investigador Fernando da Rocha Ribeiro que agora a faz publicar com o título: José Manuel Sarmento de Beires – Entre a memória e o esquecimento, nas Edições Colibri.
Trabalho indispensável para a compreensão da aventurosa vida daquele grande pioneiro da aviação portuguesa que simultaneamente foi um ativo interventor na vida política e cultural do seu país.
Ao percorrer a vida e a obra de Sarmento de Beires o autor, que além de investigador na área da História é, como Sarmento de Beires, militar, Tenente-Coronel na reserva da Força Aérea, dá-nos ao mesmo tempo um retrato da vida política do país desse tempo.
Visa o autor com esta obra fazer justiça à memória dos homens e dos acontecimentos muitas vezes esquecidos mesmo por quem teria o dever de contrariar tal tendência.
E para isso, para a importância desse problema do esquecimento, socorre-se do filósofo francês Paul Ricoeur citando-o: “o esquecimento continua a ser a inquietante ameaça que se delineia no plano de fundo da fenomenologia da memória e da epistemologia da história”, portanto, e ainda Ricoeur, um “dano, fraqueza, lacuna”.
Uma obra, por isso, de grande mérito, e importância para, o que nunca é demais, conhecermos as razões, os porquês, de sermos hoje o que somos. Enfim, o papel da História.