FACTOS & DOCUMENTOS
Argentina
O novo presidente da Argentina, Javier Milei, promulgou um decreto com mais de 350 reformas que destroem os direitos laborais e privatizam várias indústrias.
Setenta e quatro, 4 de Janeiro de 2024
Migração
Pelo menos 6618 pessoas morreram no ano passado no mar quando tentavam chegar a Espanha, quase o triplo das vítimas de 2022 e o maior número desde que há registos.
DN, 9 de Janeiro de 2024
Tribunal Internacional de Justiça
A África do Sul avançou com um processo judicial contra Israel, acusando o país de genocídio. Pede ao Tribunal Internacional de Justiça que decrete medidas de emergência, incluindo o cessar imediato das operações militares.
SIC Notícias, 11 de Janeiro de 2024
Professores
Ministério discrimina professores contratados ao arrepio da lei. Docentes que estiveram doentes, em licença parental ou com gravidezes de risco estão a ser impedidos de subir de escalão e ter, assim, um salário mais alto.
Público, 15 de Janeiro de 2024
Agricultura
“Como a CNA referiu anteriormente, todos estes cortes – os agora conhecidos que acumulam com outros já previstos – são fruto de más opções do Ministério da Agricultura na programação do PEPAC, não são um problema de metas ou indicadores, não acontecem por acaso nem por incompetência, mas sim por uma opção deliberada inúmeras vezes contestada pela CNA. Eles são filhos da Reforma da PAC aprovada na União Europeia, ao serviço dos grandes interesses do agronegócio”. Recordando que os protestos de agricultores um pouco por toda a Europa têm realidades diferentes, a CNA destaca um ponto comum entre todos (e que também motiva os protestos anunciados): “o rendimento dos agricultores, o dinheiro que no final da campanha fica para os agricultores poderem sobreviver”, a “asfixia financeira”, agravada pela “‘ditadura’ da grande distribuição”.
Executive Digest, 30 de Janeiro de 2024
Palestina
A suspensão do financiamento [à UNRWA – agência da ONU para os refugiados palestinianos] pelos estados doadores terá impacto na assistência vital a mais de dois milhões de civis, mais de metade dos quais são crianças, que dependem da ajuda da UNRWA em Gaza, alerta o documento subscrito, entre outras organizações não governamentais (ONG), pela Oxfam, a Médicos Sem Fronteiras ou a Save the Children, que alertam para a fome e surtos de doenças «sob o contínuo bombardeamento indiscriminado de Israel e a privação deliberada de ajuda em Gaza».
Abrilabril, 2 de Fevereiro de 2024
BCE
BCE gasta todo o dinheiro que tinha de lado e apresenta prejuízos superiores a mil milhões de euros. Há 20 anos que o Banco Central Europeu não reportava perdas anuais, que resultam do impacto da subida da taxa de juro que determinou para toda a zona euro. Não há, novamente, dividendos para os bancos centrais nacionais.
Expresso, 22 de Fevereiro de 2024
Fome
Guerra elevou preços alimentares a recordes de 32 anos. Segundo a ONU, o número de pessoas em situação de fome aumentou 20% em 2022 face a 2019, para 735 milhões em todo o mundo, com o continente africano a ser o mais penalizado.
Público, 24 de Fevereiro de 2024
Greve dos jornalistas
Greve “histórica” dos jornalistas paralisou totalmente 64 órgãos de comunicação social e [provocou] constrangimentos noutras dezenas de televisões, rádios e sites.
Renascença, 16 de Março de 2024