FACTOS & DOCUMENTOS
Banqueiros e Líderes executivos
Remunerações: Portugal duplica número de banqueiros a ganhar mais de €1 milhão. Líderes executivos do PSI ganham 35 vezes mais do que os trabalhadores.
Expresso, 16 de Maio de 2024
Trabalhadores-estudantes
Número de trabalhadores-estudantes no superior aumentou 24% em cinco anos.
Público, 11 de Junho de 2024
Pobreza
Na UE, há 94,6 milhões de pessoas em risco de pobreza e exclusão social, revela o Eurostat.
Abrilabril, 13 de Junho de 2024
Refugiados
Até ao final do ano passado, 117 milhões de pessoas foram deslocadas à força, vítimas de perseguições, guerras e violações dos direitos humanos. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, 43 milhões têm necessidade de proteção internacional. Sendo que 75% dos refugiados foram acolhidos por países de baixo e médio rendimento.
SIC Notícias, 20 de Junho de 2024
Fome
Uma em cada três crianças no Norte da Faixa de Gaza está gravemente desnutrida ou a sofrer de definhamento, de acordo com a UNICEF. Estima-se que cerca de 166 milhões de pessoas em todo o mundo necessitem de medidas urgentes contra a fome, de acordo com a Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC), uma parceria global que mede a insegurança alimentar. Isto inclui quase toda a gente na Faixa de Gaza (…).
Público, 24 de Junho de 2024
Recursos hídricos
O Algarve perdeu em 2022 um total de 15 milhões de metros cúbicos de água tratada nas redes de abastecimento, quantidade que seria suficiente para colmatar metade das necessidades das famílias algarvias, indicam dados hoje divulgados pela DECO PROteste. (…) Segundo a organização nacional de defesa dos consumidores, a responsabilidade quanto às perdas de água pela rede de abastecimento “é das entidades gestoras, que não têm investido em reabilitação ou têm investido pouco”. (…) Os dados de 2022 revelam ainda um desperdício em todo o continente de 162 milhões de metros cúbicos de água já tratada e desperdiçada ao longo da rede de distribuição.
RTP, 25 de Junho de 2024
Julian Assange
«A acusação contra ele não tem precedentes nos 100 anos da Lei da Espionagem e nunca foi utilizada pelos Estados Unidos para perseguir um editor ou um jornalista, como Assange. O Sr. Assange revelou informações verdadeiras, importantes e dignas de notícia, incluindo a revelação de que os Estados Unidos cometeram crimes de guerra. E ele sofreu tremendamente em sua luta pela liberdade de expressão, pela liberdade de imprensa e para garantir que o público norte-americano e a comunidade mundial recebessem informações verdadeiras e importantes com interesse jornalístico. Acreditávamos firmemente que o Sr. Assange nunca deveria ter sido acusado ao abrigo da Lei de Espionagem por estar envolvido em exercícios que os jornalistas praticam todos os dias e estamos gratos por isso. No entanto, é apropriado que esta luta termine e é apropriado que a juíza, como fez hoje, determine que não haverá mais encarceramento do Sr. Assange.»
Declarações de Barry Pollack, advogado de defesa de Julian Assange à saída do Tribunal, 26 de Junho de 2024
França
Os eleitores franceses deram na noite de domingo uma vitória clara à esquerda, desferindo um golpe nas ambições da União Nacional, de Marine Le Pen, que tinha saído vencedora da primeira volta das eleições legislativas. A Nova Frente Popular (coligação de esquerda que reúne a França Insubmissa, socialistas, ecologistas e comunistas) foi o grupo mais votado numas eleições que bateram recordes de afluência às urnas (…).
Observador, 8 de Julho de 2024