Exposições no Aljube, MNAC e FCG
Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas
Exposição patente de 6 de Maio a 31 de Dezembro de 2021, Museu do Aljube
A exposição temporária Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas pretende relevar o contributo de tantas mulheres que, com origens e percursos diferentes, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril. Todos estes processos destacam o papel insubstituível das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo e a sua importância na conquista da liberdade no nosso país.
Ver mais AQUI
Olhares modernos. O retrato na pintura, escultura desenho (1910-19150)
Exposição patente de 18 de Maio a 31 de Dezembro de 2021, Museu Nacional de Arte Contemporânea
Nesta exposição relacionam-se atitudes artísticas e testemunhos de novidades, na rutura com a tradição, desde 1850, início da coleção do MNAC. Também a geração romântica portuguesa teve essa sedução, essa fantasia de metamorfosear o atual em eterno, ao constituir-se como novo. Por essa razão, estão representadas algumas obras de autores oitocentistas que se confrontam com peças dos artistas das gerações modernas, como Columbano e Mário Eloy, Alfredo de Andrade e José Resende, Faria e Maia e Jorge Vieira.
Ver mais AQUI
Manoel de Oliveira Fotógrafo
Exposição patente de 29 de Outubro de 2021 a 17 de Janeiro de 2022, Fundação Calouste Gulbenkian
Esta exposição organizada pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira – Fundação de Serralves apresenta mais de uma centena de fotografias produzidas entre o final dos anos 1930 e meados dos anos 1950, na sua maioria inéditas.
Ver mais AQUI