Data: 5 Outubro 2021 a 29 Outubro 2022
Local: Várias cidades de Portugal Continental
Lisboa (Biblioteca Municipal de Alcântara) – ver mais AQUI
Coimbra (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) – ver mais AQUI
Aveiro (Biblioteca da Universidade de Aveiro) – ver mais AQUI
Porto (Faculdade de Economia da Universidade do Porto) – ver mais AQUI
Vila Real (Biblioteca da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) – ver mais AQUI
Braga (Galeria do Paço – Universidade do Minho) – ver mais AQUI
Faro (Biblioteca da Universidade do Algarve) – ver mais AQUI
Setúbal (Galeria do 11 e Biblioteca Municipal) – ver mais AQUI
Santarém (Fórum Actor Mário Viegas, Centro Cultural Regional de Santarém) – ver mais AQUI
Lisboa (Biblioteca Nacional de Portugal) – ver mais AQUI
Descrição: Exposição histórica intitulada Seara Nova – 100 anos de Acção e Pensamento Crítico acompanhada de uma exposição plástica, intitulada o vosso lápis não rasga o papel, de Jorge dos Reis, sobre a Censura, que irá percorrer o país de norte a sul.
Cem anos de Seara Nova numa exposição onde se dá a conhecer a revista fundada em 15 de Outubro de 1921 por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença com o desígnio de elevar o país, ética e culturalmente, criando um espaço de reflexão activa e mobilizadora.
O longo, e por vezes conturbado, percurso de resistência, pensamento crítico e acção, que em 15 de Outubro de 2021 completou cem anos de vida, é assinalado e dado a conhecer nesta exposição itinerante que percorreu o país, tendo estado presente nas cidades de Lisboa. Coimbra, Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Faro, Setúbal e Santarém.
A história da sua fundação e das motivações que levaram à sua criação, os fundadores, o espírito seareiro, os directores e colaboradores ao longo destes cem anos, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a memória gráfica, o passado, presente e futuro são os grandes temas da exposição Seara Nova: 100 anos de acção e pensamento crítico.
Organização:
Com o Apoio de: