Notas de Leitura: Rocha Chenaider de João Silva

Nº 1707 - Primavera 2009
Publicado em Cultura por: Redaccao Seara Nova (autor)

Esta interessante edição da CGTP-IN, “Rocha Chenaider, de João Silva” são histórias várias, em pequenos episódios, contadas e vividas pelo autor ao longo da sua vida.

São histórias muito curtas, entre uma a três páginas, divertidas umas, testemunhos da vida quotidiana outras, mas todas elas carregadas de grande humanismo.

As histórias estão divididas por seis temas, sendo de destacar as relacionadas com prisões de João Silva e seu desterro para a Fortaleza de Angra do Heroísmo, ou as do tempo de tropa ou ainda as da sua longa passagem pelo Cinema, como operador de imagem de grande parte dos realizadores de cinema portugueses do século passado.

Há uma parte final de episódios da sua caminhada por terras de Angola e de Moçambique, onde sobressai o amor e o encanto do autor com estes dois territórios africanos e onde ficam marcantes pinceladas do que era a mesquinhez da política colonial portuguesa.

Tanto nas pequenas histórias iniciais, como nos episódios africanos, estes testemunhos de João Silva são muito úteis contributos para o registo histórico dos tempos do fascismo.

Bem andou a CGTP-IN ao editar este agradável livro de João Silva, lançado aliás numa cerimónia de grande dignidade, valorizando um artista e um democrata que dedicou os últimos anos da sua actividade profissional ao serviço da central sindical.

Ver todos os textos de REDACCAO SEARA NOVA