Seareiro por excelência

Nº 1720 - Verão 2012
Publicado em 90 anos Seara Nova por: Ulpiano Nascimento (autor)

Câmara Reys foi, dos notáveis fundadores da Seara Nova, aquele que mais se empenhou na sua existência e na defesa das suas virtudes. Câmara Reys dedicou-se inteiramente à gestão administrativa defendendo com determinação a continuidade da Revista, além de ter sido um colaborador assíduo da Redacção. Conseguiu, sem dúvida, que continuasse a ser publicada no difícil e longo período da ditadura de Salazar.

Em 1958, envolvido como estava na defesa dos valores culturais e democráticos da Revista, e sob pressão de dificuldades financeiras, procurou revitalizar o seu corpo redactorial convidando Manuel Sertório para director-adjunto, ao mesmo tempo que chamava novos colaboradores como, entre outros, Rui Cabeçadas, Nikias Skapinakis, Augusto Abelaira e Lopes Cardoso.

O mesmo aconteceu comigo: em 1959, quando me encontrava na prisão de Caxias, fui convidado pelo próprio Câmara Reys para colaborar na Seara Nova logo que me libertasse da prisão, onde cumpria pena por escrever na Revista Economia, desde o seu primeiro número. Tratava-se de uma publicação técnica, necessariamente objectiva, cujos artigos não agradavam a Salazar. Por isso, a ditadura mandou prender vários dos os seus redactores.

Câmara Reys foi, de facto, um seareiro por excelência cuja acção permitiu manter viva a Revista que, assim, pôde prosseguir, determinada e influente, mesmo depois da sua morte.

Ver todos os textos de ULPIANO NASCIMENTO