Seara Nova tem novo website

Nº 1741 - Inverno 2017/18
Publicado em Nacional por: Redaccao Seara Nova (autor)

Com o alto patrocínio do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, foi apresentado, no dia 14 de Dezembro, o website da Seara Nova, no auditório Almeida Santos do Parlamento. Um trabalho desenvolvido pelo Seminário Livre de História das Ideias da Universidade Nova de Lisboa, coordenado pelo professor Luís Andrade e pela Fundação Mário Soares.

No endereço http://ric.slhi.pt/ está disponível a colecção integral da revista desde o primeiro número publicado em 1921 até ao último publicado em 1984. Mas o sítio da internet desenvolvido pela equipa do professor Luís Andrade contém muito mais informação, sendo possíveis buscas por autores e temas, existindo ainda um conjunto de dados estatísticos já trabalhados. Um trabalho de fôlego que serve como fonte para todo o tipo de investigação em torno da Seara Nova - da universitária à jornalística, passando pelo simples conhecimento do passado de uma publicação que, de acordo com Ferro Rodrigues “dispensa apresentações” e em que escreveram “adversários lúcidos e corajosos da ditadura fascista”.

Recorrendo a Raul Proença, um dos fundadores da Seara Nova, o Presidente da Assembleia da República referiu que “tudo começa nas ideias”, acrescentando que hoje como há quase 100 anos, “os combates ideológicos pela democracia e pelo progresso continuam a ser necessários”.

Alfredo Caldeira, presidente da Fundação Mário Soares, destacou os mais de 21 mil artigos e as cerca de 31.500 imagens disponíveis no website da Seara Nova, que classificou como “a principal revista de resistência ao fascismo”. “Um monumento democrático por excelência” foi a expressão utilizada por Luís Andrade a quem coube a apresentação do website, trabalho que com pormenor descreveu na edição número 1740 (Outono 2017) da revista.

Por sua vez, Levy Baptista, diretor da Seara Nova, agradeceu o trabalho realizado, salientando que tal como há 96 anos, a revista mantém a sua publicação regular, agora com vista ao aprofundamento da democracia, da justiça social, do desenvolvimento do País e da paz e cooperação entre os povos.

Ver todos os textos de REDACCAO SEARA NOVA