FACTOS & DOCUMENTOS

Chile

Repressão de Piñera já causou mais de 450 lesões oculares.

Jornal Tornado, 19 de Março de 2020

 

Estado Social

No espaço de poucas semanas passámos a assumir como normal e desejável que o Estado pague os salários da generalidade dos trabalhadores, que assegure a protecção social para todos e que organize vastas áreas da vida em sociedade, dando até instruções às empresas sobre o que produzir. Economistas insuspeitos defendem agora que as decisões de produção devem basear-se no valor de uso dos bens (isto é, na sua capacidade para satisfazer as necessidades humanas) e não no seu valor de troca (ou seja, no seu preço de mercado). Marx ficaria radiante.

Ricardo Paes Mamede

DN, 7 de Abril de 2020

 

Turquia

Para descongestionar as suas prisões perante o avanço da pandemia de covid-19, o país vai libertar milhares de presos, não incluindo na amnistia jornalistas, políticos e activistas.

Abrilabril, 19 de Abril de 2020

 

Cova da Moura

Na Cova da Moura, que se estima ter entre 5 e 8 mil habitantes, parte das pessoas não tem contrato de trabalho, e há muita gente que ainda não está regularizada. “São os últimos a ser contratados e os primeiros a serem despedidos. Há muita gente com vínculos precários e que foi mandada para casa.” (Flávio Almada, Moinho da Juventude)

Joana Gorjão Henriques

Público, 19 de Abril de 2020

 

Índia

Para «salvar a economia» e «aumentar a produção», em diversos estados indianos a semana de trabalho passou a ser de 72 horas. Uttar Pradesh e Madhya Pradesh suspenderam as leis laborais por 3 anos.

Abrilabril, 12 de Maio de 2020

 

Amazónia

Em Abril, a área desflorestada na Amazónia brasileira foi de 529 quilómetros quadrados, representando um aumento de 171% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazónia (Imazon).

Público, 19 de Maio de 2020

 

Desemprego

Desemprego em Portugal dispara 22,1% em abril. Feitas as contas, eram 392 323 os desempregados em, Portugal, neste período – uma subida de 14,1% em relação ao mês de março –, com destaque para a região do Algarve, com mais 123,9% de desempregados, face a abril de 2019.

Sol, 20 de Maio de 2020

 

SNS

A epidemia mostrou que o público é superior ao privado. Os serviços privados não deram resposta a nada, encerraram pelas razões mais diversas, mantiveram uma atividade vestigial e a resposta foi dada pelos serviços públicos.

João Oliveira (Presidente do IPO de Lisboa)

Sábado, 25 de Maio de 2020

 

Lay-off

O lay-off coloca o Estado e a Segurança Social a pagar a margem bruta de 110 mil empresas – nomeadamente metade das grandes empresas – ao poupar-lhes 84% dos seus custos salariais. Mas, ao mesmo tempo, corta em 33% os salários de cerca de 800 mil trabalhadores, o que resulta na prática numa transferência de rendimento dos trabalhadores para as empresas.

João Ramos de Almeida

Ladrões de Bicicletas, 25 de Maio de 2020

 

Cultura

Sabemos que a Cultura foi castigada desde mais cedo e continuará a sê-lo até muito mais tarde do que outras áreas de atividade. Acresce a isto que se trata de um setor cronicamente precário, carente de legislação laboral adequada à natureza intermitente da maioria dos seus trabalhadores, que nunca foi uma verdadeira prioridade política de nenhum governo.

Tiago Rodrigues

JL, 4 de Junho de 2020