Cinema – Evocação de Sean Connery
O mítico actor do cinema americano partiu em Outubro de 2020 aos 90 anos, originando enorme consternação no mundo do cinema e não só.
Sean Connery, inicialmente actor de teatro, entrou no cinema nos anos 50.
Mas é a partir dos anos 60 que se notabiliza pela sua excelente interpretação de James Bond (criado por Ian Fleming), o agente secreto 007 ao serviço de Sua Majestade a Rainha de Inglaterra.
O sucesso alcançado vai desencadear a produção duma série de filmes sobre as aventuras do célebre agente, que entusiasmavam o público de todas as idades.
A partir de então o actor ganhou uma enorme popularidade que se prolongou no tempo para além dos seus 60 anos, o que é bem raro neste meio.
Sean Connery (escocês, de ascendência irlandesa) criou uma personagem cativante – um agente elegante, calmo, ágil, de fino trato, perspicaz que, para além da pistola, usava a inteligência e a sagacidade para despistar o inimigo. A sua voz de timbre especial, cheia e envolvente, captava de imediato a atenção do espectador, quando anunciava (com forte sotaque escocês): «My name is Bond… James Bond.»
Mas Connery não foi só o agente secreto 007.
Dotado de grandes recursos, plurifacetado, o actor participou em outros projectos sempre bem sucedido.
Trabalhou com realizadores consagrados nomeadamente Hitchcock (Marnie, 1964), Sidney Lumet (The Hill, 1965; The Offence, 1972), John McTiernan (The Hunt for Red October, 1990) e muitos mais, mostrando a sua mestria no desempenho de papéis profundamente dramáticos ou de grande densidade psicológica.
Ainda activo na década de 90, participa, com assinalável êxito, no filme de Gus Van Sant “Finding Forrester” de 2000 e inicia paulatinamente a sua saída de cena.
Após a sua retirada, a saga “Bondiana” continuou com a participação de outros actores prestigiados, mas para o seu público fiel Sean Connery é e será para todo o sempre o “único” e “inconfundível” James Bond.
Actor consagrado, com uma carreira plena de êxitos e interpretações inesquecíveis, Sean Connery perdurará na memória dos seus admiradores e continuará a brilhar no firmamento do CINEMA.