Centenário em andamento…

Apresentação do programa das comemorações do centenário

Francisco Fanhais (Créditos: Luís Filipe Catarino, CML)

No passado dia 11 de Maio foi feita a apresentação do programa das comemorações do centenário numa sessão pública realizada na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa.

Director da Seara Nova, João Luiz Madeira Lopes (Créditos: Luís Filipe Catarino, CML)
Luís Andrade, Coordenador do Conselho Científico das Comemorações do Centenário (Créditos: Luís Filipe Catarino, CML)

A Sessão iniciou-se com um momento musical proporcionado pelo cantor Francisco Fanhais, presidente da Associação José Afonso e contou com as intervenções do professor Luís Andrade, coordenador do Conselho Científico das Comemorações do Centenário; do director da revista, João Luiz Madeira Lopes e do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. A sessão, que foi transmitida em directo, está disponível no canal de Youtube da Seara Nova. Ver AQUI

Fernando Medina, Presidente da C.M.L. (Créditos: Luís Filipe Catarino, CML)

Colóquio “Seara Nova”: Discurso programático e intelectualidade republicana (1921-1979)

Nos dias 7 e 8 de Junho realizou-se o colóquio online intitulado “Seara Nova”: Discurso programático e intelectualidade republicana (1921-1979) organizado pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso (FMS MB), pela BLX – Hemeroteca Municipal de Lisboa e pelo HTC – História, Territórios e Comunidades (NOVA-FCSH/CFE-UC). A abertura deste colóquio contou com as intervenções de Maria Fernanda Rollo (FMS MB e HTC), de Eunice Relvas (HML e HTC) e de Luís Andrade, Coordenador do Conselho Científico do Centenário da Seara Nova.

A sessão plenária, moderada por Maria Fernanda Rollo, contou com os seguintes contributos:

  • O espírito seareiro. Origem e consumação, Luís Andrade (CHAM/UNL – Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, Seminário Livre da História das Ideias)
  • As «Fichas» de Mário Dionísio, António Pedro Pita (Universidade de Coimbra: Faculdade de Letras/Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX)

No Painel 1 – Discursos programáticos na revista Seara Nova, moderado por Helena Gonçalves Pinto, foram apresentados os seguintes trabalhos:

  • “A nossa vida é muito escrava”. Pensamentos e palavras de Maria Lamas na Seara Nova, por Margarida Freire Moleiro
  • Panorama musical português (1930-1933): uma avaliação da crítica musical, por Mariana Calado

No Painel 2 – Intelectuais do corpo diretivo e colaboradores, moderado por Teresa Nunes, foram apresentados os seguintes trabalhos:

  • Seara Nova e o discurso sobre a Educação de António Sérgio, por Elisabete Bárbara
  • Mário de Azevedo Gomes: conteúdos agrários e florestais na revista Seara Nova, por Ignacio García-Pereda & Sara Cosme e Silva
  • Jaime Cortesão: o pensamento político-social e intervenção cívica (da Renascença Portuguesa à Seara Nova), por Filipe José de Oliveira Marques Cortesão
  • A Seara Nova e a renovação da historiografia portuguesa em meados do século XX: o caso do colaborador Jorge Borges de Macedo (1921-1996), por Álvaro Costa de Matos

No Painel 3 – Seara Nova, na oposição à ditadura e na revolução, moderado por Tiago Brandão, foram apresentados os seguintes trabalhos:

  • José Relvas um «amigo discreto» da Seara Nova, por José Miguel Raimundo Noras
  • Crianças, escolaridade e trabalho em Portugal: perspetivas na revista Seara Nova e no jornal Avante! (1926-1974), por Pedro Martins e Pedro Goulart
  • “Presente no processo político como sempre o esteve”: A Seara Nova e o 25 de Abril de 1974, por Pedro Marques Gomes

No Painel 4 – Seara Nova, testemunhos e memórias, moderado por Eunice Relvas, foram apresentados os seguintes trabalhos:

  • Raul Proença e a Seara Nova, por Raúl António Proença de Marcelino Mesquita
  • A Censura da Ditadura de Salazar e a “Seara Nova”, por A.S. Curvelo-Garcia

Programa do Centenário

Em Setembro de 2021 arrancará, em Lisboa, na Biblioteca Municipal de Alcântara a Exposição Itinerante «Seara Nova – 100 anos de Acção e Pensamento Crítico» que percorrerá, até Junho de 2022, várias cidades, desde o Minho ao Algarve.

Entre 6 de Setembro e 31 de Dezembro de 2021 estará exposta uma Mostra bibliográfica de exemplares da Revista “Seara Nova” da colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa.

Entre 15 de Setembro e 31 de Dezembro de 2021 irá estar patente na Biblioteca Nacional de Portugal a Exposição «Seara Nova: Editora de Livros». Será ainda realizado um colóquio em data a definir.

Será exibido na RTP, entre Setembro e Outubro de 2021, em data a definir, um Documentário intitulado Há 100 anos, a Seara Nova, realizado por Diana Andringa.

No dia 1 de Outubro de 2021 irá realizar-se, no Auditório da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, uma Jornada intitulada Seara Nova (1921-1984) A pretexto do centenário de uma faina inacabada.

No dia 12 de Outubro de 2021 irá realizar-se, na Fundação Calouste Gulbenkian, um Colóquio intitulado Os Seareiros.

No dia 15 de Outubro de 2021 será apresentada uma série de Selos, emitida pelos CTT Correios de Portugal, alusivos ao Centenário da revista Seara Nova.

Ainda no dia 15 de Outubro de 2021 será disponibilização no canal do Centro Nacional de Cultura da Sessão que decorreu no âmbito do colóquio Anos Sessenta – Factores de Mudança (CNC/SEDES, 1990) cujo tema foi Revistas de Esquerda – Vértice e Seara Nova – e a imprensa possível, que contou com as intervenções de Rogério Fernandes, António Reis, José Carlos Vasconcelos, Mário Sottomayor Cardia e Maria Antónia Palla.

Nos dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2021 irão realizar-se no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade, os Colóquios intitulados A Seara no Aljube. Estes colóquios serão acompanhados por uma exposição.

Entre 20 de Outubro de 2021 e 20 de Janeiro de 2022 estará patente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo uma Mostra documental do Arquivo Nacional relacionada com a Seara Nova e seareiros.

Em Outubro de 2021 está prevista a publicação pela Imprensa Nacional da edição «O Essencial sobre» a Seara Nova.

No dia 26 de Novembro de 2021 irá realizar-se na Biblioteca Pública de Évora o Simpósio A Seara Nova e os debates contemporâneos.

Ainda em data a definir será realizado no Centro Cultural de Paris um Colóquio, A Seara Nova em Paris, acompanhado de exposição.

Está ainda previsto para a Primavera de 2022 a realização do Colóquio,  A Seara Nova e a Crítica de Artes, no Museu do Neo-Realismo.

Em Setembro de 2022 prevê-se que esteja concluída a edição revista e ampliada do website Seara Nova (ric.slhi.pt).

No dia 15 de Outubro de 2022 terminam as comemorações do centenário com a realização de uma Conferência de encerramento na Biblioteca Nacional de Portugal.

Para mais informações sobre o programa das comemorações do centenário pode aceder ao site: https://searanova.publ.pt/centenario/.

Está ainda a decorrer a venda da Medalha comemorativa do centenário da autoria do escultor João Duarte pelo valor de 50,00€.

Agradecemos o interesse e a colaboração das entidades envolvidas neste programa comemorativo, bem como a todas as pessoas individuais ou colectivas, que de uma forma ou outra, têm contribuído para enriquecer o programa destas comemorações.

Contamos com todos e todas que se queiram juntar a esta festa e que com o seu precioso apoio e estímulo nos permitam continuar a lutar pela continuidade deste projecto que teimamos em manter vivo e que tão necessário é nos tempos que hoje vivemos.

As comemorações do centenário têm o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, do EGEAC, do Seminário Livre de História das Ideias, do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa, da Biblioteca Nacional de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Cultura.