Nota de Leitura – “Associativismo Livre – Uma História de Fraternidade e Progresso (1834-1926)”

Doutora em História pela Universidade Nova de Lisboa e investigadora nesta instituição, Joana Dias Pereira, é a autora da obra: Associativismo Livre – Uma História de Fraternidade e Progresso (1834-1926), das Edições Almedina.

Obra de grande interesse, quer pela matéria tratada, quer pela forma como está organizada.

Com abundante informação, por vezes mesmo descendo ao pormenor, sempre que esse pormenor se revele significativo para melhor ilustrar, o facto, o acontecimento, a ideia, é uma obra que vem enriquecer a bibliografia sobre esta temática.

Obra onde a ânsia de liberdade – o Livre Pensamento – são o leitmotiv que a percorre.

Ânsia de liberdade que sendo uma afirmação individual se concretiza em realizações de carácter colectivo conseguidas com grande disciplina e organização bem demonstradas ao longo do relato bem estruturado que a obra nos proporciona.

A ênfase do seu título Associativismo LIVRE está, assim, bem justificada na relevância dada ao valor da liberdade que incorpora todo o percurso e evolução dos vários movimentos de livre associação que se foram sucedendo no período histórico estudado.

Obra, portanto, oportuna num momento em que na nossa sociedade ainda são grandes os obstáculos à realização plena do direito à livre associação verificado especialmente nas classes laboriosas e nos sectores mais desfavorecidos da população.