FACTOS & DOCUMENTOS
Médicos
Há apenas um caminho possível para garantir o normal funcionamento dos serviços de urgência do SNS, que o Ministério da Saúde deve adoptar sem mais demoras: acabar com a política de desinvestimento nos serviços públicos de saúde, valorizar as carreiras médicas, actualizar os salários dos profissionais de saúde e implementar o estatuto de risco e penosidade acrescido para os médicos.
FNAM – Federação Nacional dos Médicos, 14 de Junho de 2022
Repórter espectáculo
O espectáculo não é a guerra; é o repórter espectáculo. Em Portugal, agora, com a luta pelas audiências nos canais de informação, isso passou a ser muito evidente. Foi até chocante para mim desde o princípio da guerra da Ucrânia. A corrida à reportagem na Ucrânia leva-o a falar de um revivalismo do repórter-herói, romantizado, mas adaptado à era das redes sociais, a uma espécie de culto da personalidade. O repórter de guerra apareceu como um produto vendável e viram-se repórteres a fazer reportagens sobre si próprios, ‘o repórter está não sei onde’, o repórter teve muitas dificuldades em chegar a este sítio’, ‘o repórter está a dormir no chão’. É um fascínio narcísico.
Paulo Moura citado por Isabel Lucas, a propósito do livro: Do Solidariedade ao Afeganistão, Quatro Décadas da Vida de Repórter de Carlos Santos Pereira
Ípsilon (Público), 24 de Junho de 2022
Galp Energia
A Galp Energia fechou o primeiro semestre de 2022 com 420 milhões de euros de lucro, um valor que compara com os 166 milhões registados no período homólogo de 2021, (…). A petrolífera justifica o resultado líquido com o aumento dos preços do petróleo e o negócio da refinação, (…).
Diário de Notícias, 25 de Julho de 2022
Jerónimo Martins
O lucro do grupo Jerónimo Martins subiu 40,3% na primeira metade do ano, chegando aos 261 milhões de euros, num período em que a inflação alimentar subiu em todos os mercados em que a empresa actua e foi de 8,6% em Portugal.
Público, 27 de Julho de 2022
EDP Renováveis
Lucros da EDP Renováveis disparam 87% na primeira metade do ano. A empresa, que tem sede em Madrid e está cotada na bolsa de Lisboa, diz que os resultados “robustos” do primeiro semestre foram “maioritariamente” influenciados pelo aumento dos preços de venda e produção de energia.
Notícias ao Minuto, 27 de Julho de 2022
Comunicado da Amnistia Internacional
O jornal ignorou um comunicado da AI que é categórico: as tácticas usadas em alguns locais pelo exército ucraniano “violam o direito humanitário internacional e põem em perigo os civis, uma vez que transformam objectos civis em alvos militares”. Que a Rússia faça disso um aproveitamento político não invalida os factos relatados pela AI. (…) A invasão da Ucrânia pela Federação Russa é condenada pela generalidade dos portugueses. Isso é uma coisa. Outra, completamente distinta, é o PÚBLICO escamotear informações relevantes aos seus leitores, actuando como se fosse um prolongamento da Presidência e do Exército ucranianos ou como se a opinião pública precisasse de filtros paternalistas para formar o seu juízo sobre o que está a acontecer nesta guerra.
José Manuel Barata-Feyo (Provedor do Leitor)
Público, 20 de Agosto de 2022
Palestina
O exército israelita invadiu e encerrou os escritórios de sete organizações palestinas da sociedade civil e dos direitos humanos, em Ramala, na Cisjordânia ocupada. Os escritórios das organizações foram saqueados e o seu equipamento confiscado. As portas foram seladas e foi afixada uma ordem militar que declarava a organização «encerrada pela força em nome da segurança na região e para combater as infra-estruturas do terrorismo».
MPPM – Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, 21 de Agosto de 2022