FACTOS & DOCUMENTOS

Energias

O gás natural e a eletricidade ficam mais caros a partir de hoje, tanto no mercado regulado como no liberalizado. (…) No mês em que as temperaturas começam a descer, as faturas do gás natural vão subir e, em alguns casos, quase para o dobro.

RTP, 1 de Outubro de 2022

Lucros CGD

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) reportou um resultado líquido de 692 milhões de euros no conjunto dos primeiros nove meses do ano, um crescimento de 61% em relação aos lucros de 429 milhões alcançados em igual período do ano passado, e espera vir a distribuir os maiores dividendos de sempre, relativos ao exercício de 2022, caso o contexto internacional não penalize a actividade do banco.

Público, 10 de Novembro de 2022

Forças de segurança

Um grupo de investigadores digitais identificou 591 elementos das forças de segurança na rede social Facebook. Destes, 296 são polícias da PSP e 295 são militares da GNR. Estes profissionais reproduzem discursos de ódio e manifestam simpatia por ideais de extrema-direita. Fazem comentários e partilham publicações sobre conteúdos que desrespeitam os princípios mais elementares do Estado de Direito. Apelam à violência contra políticos, minorias, mulheres e alegados criminosos.

Setenta e Quatro, 16 de Novembro de 2022

Mundial de Futebol

O Qatar não respeita os direitos humanos. Toda a construção dos estádios e tal, mas, enfim, esqueçamos isto. É criticável, mas concentremo-nos na equipa.

Declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, 17 de Novembro de 2022

Comissão Europeia

Na sua proposta de reforma, a Comissão Europeia ganha mais poderes e maior discricionariedade na definição da política orçamental […], bem como maior poder para aplicar sanções aos Estados-membros.

Ricardo Cabral

Público, 21 de Novembro de 2022

Femicídio

Um novo relatório das Nações Unidas, divulgado esta quarta-feira, põe a nu números preocupantes sobre o femicídio a nível global. Em 2021, foram 81.100 as pessoas do sexo feminino assassinadas em todo o mundo. E, desses muitos milhares de mulheres e raparigas, mais de metade (56 por cento) foram mortas pelo marido, parceiro ou outro elemento da família.

RTP, 23 de Novembro de 2022

Apoios DGArtes

DGArtes rejeitou um terço das candidaturas aos bienais porque verbas esgotaram. Companhias como a Seiva Trupe, a Casa Conveniente de Mónica Calle, o Arena Ensemble de Marco Martins, o Teatro Nacional 21 (TN21) ou A Barraca ficaram de fora nos resultados provisórios dos apoios sustentados no teatro.

Público, 29 de Novembro de 2022

Fundos municipais

Governo desvia fundos das câmaras para obras nas escolas e centros de saúde.

ECO, 30 de Novembro de 2022

Paraísos fiscais

Desde 2015 que Portugal perde em torno de 10% da receita de IRC com a transferência de lucros para paraísos fiscais por empresas sediadas em território nacional. Estudo [dos economistas Ludvig Wier e Gabriel Zucman] diz que em 2019 cerca de 3,4 mil milhões de euros foram parqueados em offshores para pagar menos.

Jornal de Negócios, 4 de Dezembro de 2022

Extrema-Direita alemã

A Procuradoria-geral da Alemanha anunciou hoje ter desmantelado uma célula de um grupo de extrema-direita que planeava ataques armados, incluindo contra o parlamento, numa operação que levou à detenção de 25 pessoas.

Lusa, 7 de Dezembro de 2022