Cinema – “Ela disse”
O filme da notável cineasta aborda o caso escandaloso dos abusos sexuais, praticados durante anos, por Harvey Weinstein, poderosa personagem da produção fílmica de Hollywood.
Jodi Kantor e Megan Twohey, jovens jornalistas do quotidiano «The New York Times» resolvem investigar o assunto.
Elas vão ao encontro das vítimas, antigas e recentes, ouvem os seus relatos e queixas e, com enorme paciência conseguem que algumas, embora receosas de represálias, se disponham a falar de si próprias.
Jodi e Megan, apesar dos insultos que vêm de muitos lados, incansáveis, prosseguem com o seu trabalho com eficácia e determinação.
O cenário onde se passa esta prodigiosa aventura é a vasta sala da redacção do jornal onde as protagonistas vivem momentos de esperança, decepções e triunfos.
A reportagem de investigação foi publicada no «The New York Times» em Outubro de 2017 e causou enorme impacto.
De imediato surgiram 80 mulheres a depor e ainda outras mais, tornando-se de certo modo as percursoras do movimento mais recente «MeToo».
As leis do trabalho foram alteradas, a criar maior distanciamento entre as mulheres e o seu patrão. As reuniões particulares foram suspensas.
H. Weinstein tem de pagar vultuosas indemnizações às vítimas e foi condenado a 23 anos de prisão.
Megan Twohey e Jodi Kantor escreveram uma gloriosa página de jornalismo que permitiu fazer justiça em Hollywood.
Uma palavra de louvor às formidáveis Carey Mulligan e Zoe Kazan que dão vida às autoras da célebre reportagem.
Num ritmo alucinante, actuando com convicção, inteligência e emoção, elas levam o espectador a imergir nos meandros desta história verídica.