FACTOS & DOCUMENTOS

Mercado imobiliário

Compradores oriundos de 78 nacionalidades adquiriram 1.655 casas em Lisboa, durante o ano passado, num investimento que ascendeu a 894,3 milhões de euros. (…) São os brasileiros quem mais investe por operação, com uma média de quase 700 mil euros, enquanto os franceses investiram, em média, 625,9 mil euros por transação. Norte-americanos, chineses e britânicos investiram, em média, 500 mil euros.

Expresso, 5 de Abril de 2023

Agronegócio

As seis maiores produtoras de agrotóxicos (Syngenta, Bayer, BASF, Corteva, UPL e FMC) controlam 78% do mercado mundial desse item. O Grupo Syngenta sozinho representa um quarto da oferta. Em relação às sementes, Bayer (com 23%) e Corteva (17%) concentram 40% da produção. Quatro companhias monopolizam 44% do mercado de máquinas agrícolas: Deere, Kubota, CNH e AGCO. A primeira delas controla 18% do mercado. Em relação aos produtos farmacêuticos animais, seis companhias (Zoetis, Merck, Boehringer Ingelheim Animal Health, Elanco + Bayer Animal Health, IDEXX Laboratórios e Ceva Santé Animale) representam 72% da oferta mundial, com a Zoetis a liderar com 20%.

Esquerda.net, 10 de Abril de 2023

Desigualdade salarial

Em 10 anos e com duas crises pelo meio — a de 2013, que levou à intervenção da troika, e a atual, alavancada pela escalada da inflação iniciada em 2022 —, os presidentes executivos (CEO) das empresas cotadas no índice PSI (antigo PSI20) viram as suas remunerações aumentar 47%. Já o vencimento médio bruto anual dos trabalhadores recuou 0,7% no mesmo período.

Expresso, 13 de Abril de 2023

Comunicação social

Todos sabemos que poderosos grupos económicos adquirem empresas de comunicação social para, através delas, influenciarem a opinião pública e levarem por diante os seus interesses. Com essa estratégia, conseguem escolher-se os temas de discussão pública através de notícias editadas no tempo e com o destaque que melhor sirva esses interesses, sem qualquer preocupação quanto ao cumprimento dos deveres profissionais do jornalismo.

Henrique Araújo, juiz conselheiro, presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ)

Sapo 24, 18 de Abril de 2023

Julian Assange

É uma vergonha que um jornalista que denunciou as falcatruas de um Estado contra outro esteja preso, condenado a morrer em uma cadeia, e a gente não fazer nada para ajudar. A gente briga e fala em liberdade de expressão e não faz nada.

Lula da Silva, nos encontros diplomáticos e da coroação do rei Charles III em Inglaterra

Jornal do Brasil, 6 de Maio de 2023

Simplificações!

O grupo Vodafone mais do que quadruplicou o seu lucro anual, mas a administração não ficou satisfeita com o desempenho operacional e anunciou uma “simplificação” da estrutura, com o corte de 11 mil empregos.

Expresso, 16 de Maio de 2023

G7

Vivendo na ilusão de grandezas passadas, sete países insistem em tentar transmitir a ideia de serem as sete maiores economias do mundo. Mas a realidade já não é o que era. Segundo a base de dados do FMI (World Economic Outlook Database), em Abril de 2023, em PIB Paridade de Poder de Compra, os sete países estão apenas na 2.ª posição (EUA), 4.ª (Japão), 5.ª (Alemanha), 9.ª (França), 10.ª (Reino Unido), 12.ª (Itália) e 15.ª (Canadá). Em conjunto, os 5 países dos BRICS já ultrapassaram os G7 (respectivamente 32,1% e 29,9% do PIB PPC mundial), com a China a ocupar a 1.ª posição, a Índia a 3.ª, a Rússia a 6.ª, o Brasil a 8.ª e a África do Sul a 33.ª.

Jorge Cadima

Avante, 25 de Maio de 2023