Exposições na BNP
A Biblioteca Cosmos e a propagação das luzes
Exposição patente entre 29 de Julho e 29 de Outubro de 2022
Criada sob a direção de Bento de Jesus Caraça no começo dos anos 40, a Biblioteca Cosmos foi uma das realizações culturais mais significativas em Portugal no século XX: entre 1941 e 1948, produziu e publicou 114 títulos em 145 volumes, de qualidade reconhecida e a preço acessível, com uma tiragem global de quase um milhão de exemplares. Um caso único no panorama editorial português.
Ver mais AQUI
A Oficina de Saramago
Exposição patente entre 6 de Junho e 8 de Outubro de 2022
Exposição integrada nas comemorações do centenário de José Saramago, o escritor português laureado com o Nobel da Literatura. Partindo do espólio de Saramago existente no acervo da BNP, a exposição transporta-nos para a Oficina do escritor – entre os seus papéis, que precedem a obra, e a Biblioteca, laboratório frequente da sua criação.
Ver mais AQUI
Exposição patente entre 3 de Maio e 3 de Setembro de 2022
O que não se podia ler? Mostra de exemplares da lista de obras proibidas de ir à leitura na Biblioteca Nacional e de livros marcados pela Censura, muitos deles com a edição apreendida e proibidos de circular.
Ver mais AQUI
Pinharanda Gomes, historiador do pensamento português
Mostra patente entre 13 de Abril e 17 de Setembro de 2022
Mostra dedicada a Jesué Pinharanda Gomes (1939-2019), filósofo e «um dos nomes mais destacados no estudo e divulgação do pensamento português», segundo Marcelo Rebelo de Sousa. Intelectual independente, autor de uma vastíssima obra, assíduo frequentador da Biblioteca Nacional de Portugal.
Ver mais AQUI