Exposições no Museu do Aljube e no Museu do Neo-Realismo

Antes de ser independência foi luta de libertação

Exposição patente até 31 de Janeiro de 2026, Museu do Aljube

Inauguração – 3 de Abril de 2025, 18h

Celebrar os 50 anos das independências explorando o arquivo do museu, e tentando gerar mais pensamento e ação anticolonial e antirracista, abolicionista de todas as formas de violência.

Ver mais AQUI

Uma Guitarra Com Gente Dentro – Carlos Paredes e o Neorrealismo

Exposição patente até 8 de Junho de 2025, Museu do Neo-Realismo

No centenário de Carlos Paredes, o Museu do Neo-Realismo celebra o guitarrista, numa exposição que desvela a consciência política, social e cultural do homem que se fundiu com uma guitarra, para revelar ligações profundas aos objetivos do Neorrealismo, reabrindo polémicas para lhes propor novos caminhos. É sobretudo nas palavras de Carlos Paredes que vamos encontrar essa dimensão, essa consciência do mundo em busca da emancipação do povo e da sua cultura.

Ver mais AQUI

Onde estão elas? Mulheres Artistas na Coleção do Museu do Neo-Realismo

Exposição patente até 4 de Maio de 2025, Museu do Neo-Realismo

A exposição parte da reflexão sobre as mulheres artistas na Coleção do Museu do Neo-Realismo, tomando como referência o questionamento sobre a diminuta representação das mulheres na história da arte ocidental. Centra-se nas obras de mulheres da nossa coleção e em depósito no Museu, num horizonte temporal entre a década de 1940 e a contemporaneidade. Estabelece diálogos que suscitam problematizações sobre temas centrais do movimento neorrealista e que constituem preocupações de sempre, intemporais. Apresentam-se mais de 100 obras de pintura, escultura, desenho, fotografia, instalação, gravura e cerâmica, de 48 artistas, entre as quais, Alice Jorge, Annemarie Clarac, Camila Loureiro, Erika Stone, Gisèle Freund, Gretchen Wohlwill, Hansi Staël, Ilda Reis, Luísa Bastos, Manuela Jorge, Margarida Tengarrinha, Maria Barreira, Maria Beatriz, Maria Gabriel, Maria Keil, Menez, Teresa Sousa, Tereza Arriaga, Toni Frissel, Vinnie Fish, Zulcides Saraiva, em diálogo com obras de artistas contemporâneas, como Alice Geirinhas, Ana Pérez-Quiroga, Carla Filipe, Luísa Ferreira e Rita Barros.

Ver mais AQUI