Nota de Leitura – “AMOR é um fogo que arde sem se ver”

Saído no passado mês de novembro de 2022, o mais recente livro de fotografias de Eduardo Gageiro é dedicado ao Amor!

Com um belo texto introdutório da escritora Ana Margarida de Carvalho, o livro agora dado à estampa enriquece o conjunto das fotografias que nele figuram com poemas relacionados com o tema de Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner Andresen e Ary dos Santos, para além de Camões do Amor que arde sem se ver. O conjunto do material fotográfico apresentado aborda a temática do amor de um modo amplo, desde o amor dos amantes expresso logo na capa através daquela genial foto que nos mostra o casal jovem apaixonado na via pública indiferente a todos os males do mundo, até às mais diversas situações recolhidas nas mais variadas conjunturas entre os indivíduos mais diversos e até inesperados.

Na seleção de fotografias apresentada Gageiro quase nos diz que o amor, mesmo quando não damos por ele está lá! O próprio olho do fotógrafo só dá por ele após observação mais aturada do material já revelado deixando depois, ao espetador, a tarefa da descoberta em função do entendimento de cada um. O entendimento que cada um faz daquele que é, inequivocamente, o mais sublime dos fenómenos que a alma humana produz: o amor!

São imagens, belas imagens, do amor apaixonado, do amor simples pelo outro, pelos velhos, pelas crianças, o amor pela vida manifestado na vontade de viver, na festa, na glorificação da liberdade, no encontro, «A irresistível arte do encontro» título escolhido por Ana Margarida de Carvalho para encabeçar o seu texto.

Estamos, pois, perante mais um belo contributo de Eduardo Gageiro na sua já longa jornada em prol de um mundo melhor, mais fraterno, livre e democrático. Para ver e rever e … também ler!